Criado em 1923, o Atlético Clube Marinhense esteve por duas vezes ás portas da 1ª Divisão do futebol português. Em ambas as ocasiões, na qualidade de segundo classificado na 2ª Divisão, disputou torneios de apuramento para a divisão principal, embora nunca tenha conseguido alcançá-la. A primeira vez foi em 1959/60 e a segunda em 1970/71.
Neste blog queremos juntar a informação mais relevante sobre essa década tão importante para a vida do clube mais representativo da Marinha Grande. De cada época apresentamos o respectivo plantel e os feitos e acontecimentos mais relevantes. Mostraremos também algumas das figuras mais representativas que ficaram registadas como cromos.
Partimos de documentos de alguns dos actores principais desse período, mas convidamos todos os que possuem informações, fotos, ou outros documentos que ajudem a reconstruir essas épocas, a contactarem-nos e enviarem os seus contributos.

5- 1959-60 - Os 7 reforços do Benfica

Após ter ficado duas vezes em 8º lugar e uma em 10º, o Marinhense fez nesta época uma aposta forte na melhoria da equipa, com o que os jornais chamaram os “7 reforços” do Benfica. Para treinador veio a antiga glória encarnada Julinho e com ele trouxe 6 jogadores que constituiam a base da equipa de reservas: Bandola, Vaz, Cardoso, Carapinha, Isidro, Chino.
A estes juntaram-se outros jovens reforços sendo o plantel constituido por:
GR: Serrano e Bandola
DEF: Zeca, Reis, Pinto, Vaz , Cardoso
MED: Carapinha Isidro, Chino, Remígio (ex-Farense e Coruchense)
AV: Armando (ex- Farense e Coruchense) , Lica , Malveira (ex.Vitória Lisboa), Graça (ex Sporting), Jacinto (ex- Naval), José Nobre, Santos (ex. Belenenses)

Esta equipa classificou-se em 2º lugar no Campeonato da “º Divisão nacional, com 31 pontos (13 V., 5 E. , 3 D; 42-33 em golos) atrás do Salgueiros e com os mesmos pontos do Caldas. A direcção do Clube, liderada por Floriano Ferreira da Silva era composta por Fernando Cardoso, Maia Alves, José Gomes Vargas,, José Manuel Roldão, Luis Bizarro Marques, António Vasconcelos Ribeiro, Antonio Quaresma, Virgilio Roldão, Arnaldo Gaspar, Fernando Coimbra, Fernando Santos.

No final da época, e depois de um processo atribulado, disputou-se um torneio de competencia com vista ao apuramento de um clube para a 1ª Divisão. Participaram nesta Liguilha: Atlético, Braga, Oriental e Marinhense


No jogo decisivo contra o Braga, que terminou empatado 1-1, jogaram:
Bandola, Remígio, Pinto, Vaz, Zeca, Pinto, Chino, Malveira, Jacinto, Carapinha, Armando

Nenhum comentário: