Criado em 1923, o Atlético Clube Marinhense esteve por duas vezes ás portas da 1ª Divisão do futebol português. Em ambas as ocasiões, na qualidade de segundo classificado na 2ª Divisão, disputou torneios de apuramento para a divisão principal, embora nunca tenha conseguido alcançá-la. A primeira vez foi em 1959/60 e a segunda em 1970/71.
Neste blog queremos juntar a informação mais relevante sobre essa década tão importante para a vida do clube mais representativo da Marinha Grande. De cada época apresentamos o respectivo plantel e os feitos e acontecimentos mais relevantes. Mostraremos também algumas das figuras mais representativas que ficaram registadas como cromos.
Partimos de documentos de alguns dos actores principais desse período, mas convidamos todos os que possuem informações, fotos, ou outros documentos que ajudem a reconstruir essas épocas, a contactarem-nos e enviarem os seus contributos.

27- 1970-71 - Até á porta da 1ª Divisão

Com mais alguns reforços, o Marinhense luta pelo 1º lugar na sua zona da 2ª Divisão, sendo o treinador Pinto. Ficou em segundo (atrás do Beira-Mar) com 34 pontos (12V. 10 E., 4 D.; 45-28 golos). Dada a classificação foi apurado para disputar a liguilha juntamente com U.Tomar (2º da Zona Sul) Leixões e Varzim (vindos da 1ª Divisão)
Moisés, parada, Craveiro, Cunha Velho, Camarão e Leonel
Ribeiro, Naftal, carapinha, Pinho e V.Manuel


Plantel:

GR: Manuel Joaquim, Leonel, Vitor Gomes
DEF: Cardoso, Craveiro, C. Velho, Artur, Anacleto, Quim Cabelã, Jacinto, Virgílio.
MD- Moisés, Camarão, Parada, Telmo, J. João , Velhinha (ex. Porto),
AV- Pinho, Leitão, Ribeiro V. Manuel, Carlos Alberto, Carapinha, Alvarito, Manaça, Naftal.

Pinto (treinador), Manuel Joaquim, Carlos Alberto, Vitor Manuel, Parada, José Morais, Ribeiro, Florival, Cardoso e Anacleto;
Leitão, Jacinto, Cunha Velho, Naftal, Carapinha, Zeca e Alvarito.
-----

Sendo a liguilha já realizada no início da época seguinte, o Marinhense apresenta dois reforços de nome, mas que acabam por ter pouco peso: os brasileiros Djalma (com carreira no Portro e Guimarães) e José Morais (vindo do Sporting).

No primeiro jogo vence o Varzim (1-0) e no segundo perde (3-0) com o União de Tomar. Ao iniciar ao último jogo, com o Leixões, o Marinhense precisava apenas de um empate. Começou até por estar a vencer 1-0, mas acabou por perder 1-4, num jogo carregado de problemas disciplinares e muitas quixas sobre a arbitragem.

Um comentário:

Unknown disse...

O Cabelã e o Manaça não jogaram também no SL Marrazes?