Criado em 1923, o Atlético Clube Marinhense esteve por duas vezes ás portas da 1ª Divisão do futebol português. Em ambas as ocasiões, na qualidade de segundo classificado na 2ª Divisão, disputou torneios de apuramento para a divisão principal, embora nunca tenha conseguido alcançá-la. A primeira vez foi em 1959/60 e a segunda em 1970/71.
Neste blog queremos juntar a informação mais relevante sobre essa década tão importante para a vida do clube mais representativo da Marinha Grande. De cada época apresentamos o respectivo plantel e os feitos e acontecimentos mais relevantes. Mostraremos também algumas das figuras mais representativas que ficaram registadas como cromos.
Partimos de documentos de alguns dos actores principais desse período, mas convidamos todos os que possuem informações, fotos, ou outros documentos que ajudem a reconstruir essas épocas, a contactarem-nos e enviarem os seus contributos.

11 - 1962-63 - Só travados pelo Benfica na Taça

Mais um antigo internacional benfiquista toma conta da equipa como treinador: Fernandes.
O plantel era constituído por:
GR: Vitor Garcia (ex. Cernache), Fraça e Serrano
Def: Zeca, Pinto, Reis, Artur, Vaz, Moisés, Cardoso
MD- Garcia, Parada, Telmo, Luis.
AV. Ferrão (ex. Benfica), Coutinho, Catete (ex. Belenenses), Cunha Velho (ex. Belenenses e Peniche).

Os melhores resultados são conseguidos na Taça de Portugal, eliminando sucessivamente o Silves (4-1 e 1-1), Varzim (2-1 e 2-2) e Alhandra (3-0 e 5-4). Atingidos os Quartos de final, dita o sorteio que saia o Benfica. Na Portela o resultado fica em 1-3, mas na luz o resultado atinge os 5-0 e dita a eliminação do Marinhense naquela que foi, até hoje, o seu ponto mais alto na Taça de Portugal.
No campeonato foi 7º (o Varzim foi o primeiro) com 25 pontos (9 V., 7 E., 10 D, 39-39 golos).

Nenhum comentário: