Criado em 1923, o Atlético Clube Marinhense esteve por duas vezes ás portas da 1ª Divisão do futebol português. Em ambas as ocasiões, na qualidade de segundo classificado na 2ª Divisão, disputou torneios de apuramento para a divisão principal, embora nunca tenha conseguido alcançá-la. A primeira vez foi em 1959/60 e a segunda em 1970/71.
Neste blog queremos juntar a informação mais relevante sobre essa década tão importante para a vida do clube mais representativo da Marinha Grande. De cada época apresentamos o respectivo plantel e os feitos e acontecimentos mais relevantes. Mostraremos também algumas das figuras mais representativas que ficaram registadas como cromos.
Partimos de documentos de alguns dos actores principais desse período, mas convidamos todos os que possuem informações, fotos, ou outros documentos que ajudem a reconstruir essas épocas, a contactarem-nos e enviarem os seus contributos.

23 - 1968-69 - Pinto leva a equipa de volta á 2ª Divisão

A reentrada de Pinto como treinador revela-se uma boa medida e, finalmente, o clube volta á 2ª Divisão. Foi 1º classificado na sua Série, com 31 pontos (os mesmos do U.Leiria) correspondendo a 13 V. 5 E., 4 D; 39-18 golos.
Na Taça de Portugal elimina o Gouveia (1-0) e Portimonense (3-0) e é eliminado pelo Tirsense (1-2)
Constituem a equipa:
GR: Vitor Garcia, Vitor Gomes
DEF: Zeca, , Cardoso, Craveiro, Cunha Velho, Artur, Moisés,
MD- Parada, J, João, Zeca II, Leitão, Camarão, Manaca (ex. Sp. Covilhá)
AV: Vitor Manuel, Mança, Ribeiro (ex Estoril) C. Alberto (ex.Estoril) Armando, José Fernades, Alvarito, Nisa, Zezito, Vitor Leal.

Um comentário:

Unknown disse...

este Nisa foi o que anos mais tarde jogou na União de Coimbra?